quinta-feira, 21 de maio de 2015

PENTECOSTES E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

O propósito da Catequese é o encontro com Cristo, que sempre está junto com o Pai e o Espírito Santo. Cinquenta dias após a Páscoa, celebramos o Pentecostes e os dons do Espírito Santo. E para este encontro ocorrer, faremos uma celebração, para entender na prática o significado desta festa tão bonita da nossa Igreja! Essa celebração foi baseada na sugestão da Imaculada Cintra http://imaculadacintra.blogspot.com.br/2013/05/celebrando-pentecostes.html
A nossa turma está no primeiro ano de catequese e a maioria das crianças ainda é nova, tem uns 8 anos. Por isso, precisamos simplificar um pouco: 1) Faremos só a leitura do Evangelho
AMBIENTE: Mesa com pano vermelho, imagem do Divino Espírito Santo, Bíblia, vela grande (ou círio pascal), cartaz com os dons do Espírito Santo.
REFRÃO INICIAL: A nós descei, divina luz! Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus!
ACOLHIDA: O propósito da Catequese é o encontro com Cristo, que sempre está junto com o Pai e o Espírito Santo. Cinquenta dias após a Páscoa, celebramos o Pentecostes e os dons do Espírito Santo. E para este encontro ocorrer, faremos uma celebração, para mergulhar neste mistério celebrado pela nossa Igreja. (Preparar um local de destaque para a Palavra.)
Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! (Amém) para celebrar a grande festa de Pentecostes, a fim de que possamos ficar sempre mais unidos no amor e na força do Espírito Santo. Cantemos:
Nós estamos aqui reunidos como estavam em Jerusalém. Pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem.
Ninguém pára esse vento passando, ninguém vê, e ele sopra onde quer. Força igual têm o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer.
Feita de homens a Igreja é divina, pois o Espírito Santo a conduz. Como um fogo que aquece e ilumina, que é pureza, que é vida, que é luz.
OREMOS (todos): Senhor, iluminai nosso ser, nos faça perseverantes na caminhada de fé, fortalecei nossa vontade, para que o Espírito Santo nos transforme em cristãos verdadeiros, discípulos e missionários do vosso Reino. Amém.
REFLEXÃO (catequista não precisa ler, mas ter em mente cada passagem) O Espírito Santo está presente desde sempre na nossa história. Jesus estava cheio do Espírito Santo. O Espírito está presente no momento da anunciação do nascimento (Lc 1,35); no Batismo (Lc 3,22), quando Jesus é tentado no deserto (Lc 4,1-3) e quando proclama a sua missão (Lc 4,16-19). Jesus dá o Espírito Santo aos apóstolos no dia da Páscoa (Jo 20,19-23) e desce sobre seus seguidores, apóstolos e mulheres (Atos 2,1-4) para que saiam em missão. Na certeza de que também nós somos chamados a cumprir a vontade do Pai, aclamemos o evangelho, cantando:
ACLAMAÇÃO: Aleluia, aleluia! (2X)
LEITURA (um catequizando proclama): Jo 20,19-23. Alguns instantes de silêncio.
PARTILHANDO: (Refletindo sobre o significado dos dons do Espirito Santo  para nossa caminhada cristã e para nossa Igreja e de forma bem celebrativa, enquanto se reza as orações abaixo, pode-se acender pequenas  velas, colocando-as juntos aos dons, as chamas de fogo)
Dai-nos o Dom da Sabedoria  / nos capacite a conhecer a Deus na intimidade e também nos leve a conhecer a Sua vontade. Faz-nos perceber a mão de Deus em nossa vida, guiando os nossos passos.
Dai-nos o Entendimento /nos leve a ver as pessoas e o mundo com os olhos de Deus, e não com a nossa miopia humana, que mais enxerga os defeitos e os erros do que as qualidades e as belezas das pessoas e das criaturas. Por esse dom somos levados a querer penetrar os mistérios de Deus e o seu conhecimento.
Dai-nos o Dom do Conselho /nos faz sábios diante da vida e nos impulsiona a procurar a Deus e a levar os outros a Deus.
Dai-nos o Dom da Fortaleza nos prepare para lutar contra as tentações e o pecado. Nos faz corajosos na defesa da fé, da “sã doutrina” (1Tm 1,10) da Igreja, e nos ajuda a vencer as zombarias e o respeito humano. 
Dai-nos  o Dom da Ciência /nos leve a compreender e aceitar os planos de Deus revelados na Sagrada Escritura. Por esse dom muitos santos, embora quase analfabetos, tinham a ciência infusa das coisas de Deus. 
Dai-nos Piedade / produza em nós o amor a Deus acima de tudo, afastando-nos de toda forma de idolatria (prazeres, amor ao dinheiro, status, fama, vanglória, poder, superstições, ocultismo, etc.) para adorar e servir somente a Deus. Nos faz também vivermos como verdadeiros filhos de Deus, que ama o Pai com toda a sua vida: pensamentos, palavras e obras. É também o dom que nos leva e capacita à oração permanente e humilde que tudo alcança. Faz-nos curvar a cabeça e o coração diante das coisas sagradas. Move-nos a adorar a Deus e venerar os seus santos e anjos, e de modo especial Nossa Senhora, Mãe de Deus.
Dai-nos vosso Santo Temor / para que tenhamos o receio de ofender a Deus que é tão bom e Santo. Não pelo medo de ofendê-lo e ser castigado, e sim receio de decepcioná-lo com o nosso pecado...
Vinde Espírito Santo e dai-nos um novo coração. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é mega importante para nós.