segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Sobre a Quaresma e a CF2018

Quarenta dias
em preparação
à festa da Páscoa.
(1hum)
(1)
(1)
Um tempo de
conversão
no qual a Igreja...
(2)
(2)
(2)
Apresenta
a cada ano
uma profunda...
(3)
(3)
(3)
Revisão
de vida,
um tempo de...
(4)
(4)
(4)
Esmola,
oração e
jejum.
(5)
(5)
(5)
Superação da
violência é o
tema da CF 2018.
(6)
(6)
(6)
Mateus é
o evangelho do qual
tiramos o lema da CF 2018.
(7)
(7)
(7)
Acreditamos que
um só é o Pai
de todos nós.
(8)
(8)
(8)
UMUM

iiii
Quarenta dias
em preparação
à festa da Páscoa.
(1hum)
(1)
(1)
Um tempo de
conversão
no qual a Igreja...
(2)
(2)
(2)
Apresenta
a cada ano
uma profunda...
(3)
(3)
(3)
Revisão
de vida,
um tempo de...
(4)
(4)
(4)
Esmola,
oração e
jejum.
(5)
(5)
(5)
Superação da
violência é o
tema da CF 2018.
(6)
(6)
(6)
Mateus é
o evangelho do qual
tiramos o lema da CF 2018.
(7)
(7)
(7)
Acreditamos que
um só é o Pai
de todos nós.
(8)
(8)
(8)
UMUM

Ambientação do encontro: pano roxo, cruz, vela, Bíblia aberta. Pedimos a luz do Espírito Santo e lemos o evangelho, conforme o ano corrente: A) Mt 4,1-11, B) Mc 1,12-15, C) Lc 4,1-13

Breve explicação sobre o tempo da Quaresma
    Quaresma é um tempo em que nos preparamos para a principal festa da Igreja: a Páscoa do Senhor! É a celebração da razão de nossa fé: a Ressurreição de Nosso Senhor!          (cf. Mt 23,8)
    Jesus Cristo é a plena realização do projeto de amor do Pai. Deus nos ama tanto, que nos enviou seu Filho para viver e morrer por nós, para ressuscitar em Sua glória! Deus vence a morte!
    Não estamos mais presos apenas a nós mesmos, a nossas limitações! Deus nos leva a seguir na caminhada, com cuidado sim, para não ferir o irmão nem pecar mais. Quando nos afastamos, Deus nos chama a retomar o Caminho, buscar novamente os seus passos, na sua paz, aprendendo amar e partilhar a vida com os irmãos, vivendo em comunidade de fé.
    Na Quaresma, somos chamados a entrar no deserto com Cristo, para aprofundar a nossa relação com Deus e tomar o caminho da conversão e da libertação!
    No deserto do nosso dia-a-dia, nos são apresentadas três tentações (Mt 4,1-11; Lc 4,1-13): o poder (de provocar a desigualdade, “diz a estas pedras que se transformem em pães”), o prestígio (de obter privilégios, “lança-te daqui abaixo”), a riqueza (de ter tudo o que quiser, “tudo isso te darei”). E, para combater esses males, a Igreja nos ensina atitudes fundamentais: a oração, do jejum e da esmola (caridade), que nos conduzem à prática cristã da fraternidade, a partilha e o amor aos irmãos.
    Na Quaresma, a Igreja do Brasil tradicionalmente propõe a reflexão sobre a realidade em que vivemos, por meio da Campanha da Fraternidade. A cada ano, a Campanha traz um “tema” questionador, um aspecto da fraternidade que precisa ser destacado, diante do contexto atual, junto com um “lema” (= versículo bíblico que inspirou o tema).
    Neste ano de 2018, o tema da CF é “Fraternidade e superação da violência”. E o lema é “Somos todos irmãos”, tirado do evangelho de Mateus (Mt 23,8).

Fraternidade é o retrato da comunidade cristã

Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Em todos eles, havia temor, por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. Todos os que abraçavam a fé eram muito unidos e colo colocavam em comum todas as coisas, vendiam sua propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente, todos juntos frequentavam o templo e nas casas repartiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação.” (At 2,42-47)

1º Passo: Formando frases
Após a breve explicação sobre a Quaresma, distribuímos entre os participantes, tiras de papel com uma palavra ou grupo de palavras, separadas desta forma (cada célula corresponde a uma tira de papel). A cada três tiras, formamos uma frase (numerei as frases para que essas não se perdessem). Ao final, lemos o acróstico todo, na sequência.
2º Passo: Completando frases
Tendo terminado e lido o texto todo, que pode ser colocado no chão, para que todos visualizassem, distribuímos a Atividade abaixo, para completar.
_ _ _ _ _ _ _ _ dias em preparação à festa da Páscoa.
_ _ tempo de conversão, no qual a Igreja...
_ _ _ _ _ _ _ _ _ a cada ano uma profunda...
_ _ _ _ _ _ _ de vida, tempo de... 
_ _ _ _ _ _, oração e jejum.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ da violência é o tema da Campanha da Fraternidade 2018.
_ _ _ _ _ _ é o evangelho de onde foi tirado o lema da CF 2018.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ que um só é o Pai de todos porque, em Cristo, nós somos todos irmãos (cf. Mateus 23,8)

Retrato da primeira comunidade (Atos 2,42-47)
Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Em todos eles havia temor, por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam. Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas, vendiam sua propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente, todos juntos frequentavam o templo e nas casas repartiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação.” (At 2,42-47)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é mega importante para nós.