domingo, 19 de abril de 2015

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

OS SÍMBOLOS DA NOSSA FÉ
Começando a conversa...
Você participou das celebrações na Semana Santa? Quais?
Quais os ritos e símbolos que marcaram essas celebrações?
O que mais chamou a sua atenção?
Na Páscoa, fazemos memória solene da paixão, morte e ressurreição de Cristo, alimentando e renovando a nossa fé. É o dia que o Senhor fez para nós, para estarmos mais próximos dEle e aprendermos mais sobre a nossa fé. Para isso, são apresentados e reapresentados os símbolos de nossa fé.
Falando dos símbolos...
·       CRUZ: símbolo do infinito amor de Deus por nós, nos recordando a sua paixão, morte e ressurreição.
·       SINAL DA CRUZ: símbolo da nossa fé em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Que ilumina a nossa mente, aquece o nosso coração e nos fortalece.
·       ASSEMBLEIA: O povo reunido em nome de Deus e na presença de Deus, em torno do altar, mesa do sacrifício. (“Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mt 18,20)
·       FOGO NOVO: O infinito amor de Deus pela humanidade nos aproxima, nos reúne e nos aquece, fazendo arder o nosso coração. É o nosso desejo de estar junto a Deus.
·       LUZ (vela, círio pascal): É a presença de Cristo ressuscitado no meio de nós, vencendo as trevas da escravidão de nossos caprichos, do pecado e da morte.
·       PALAVRA (Bíblia): Marca a presença viva de Deus em nosso meio, primeira mesa que nós partilhamos. É Deus que vem até nós e se comunica conosco, nos ensina.
·     CORDEIRO: O sacrifício oferecido ao Pai por Abraão (Gn 22,13-14) anuncia o sacrifício de Cristo por nós.
·    VESTES BRANCAS: A purificação pelo sacrifício de Cristo, diante do rigor da lei judaica, aproxima as pessoas de Deus.
·       ÁGUA: Batismo é vida nova! Morte para o pecado e nascimento para a vida em Cristo.
·       PÃO: Alimento da vida e da caminhada. Corpo de Cristo = trabalho, sacrifício, união a Deus.

·     VINHO: Alegria da festa, que não cabe em si mesma e precisa ser partilhada. Sangue de Cristo = espírito, compromisso.
·     CAMINHADA: ação pessoal, testemunho.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS: '1ª Coríntios 11, 23-27. ' Lucas 24, 13-16. 28-35

OBSERVAÇÃO: Hoje, no Encontro com os pais, também apresentamos esses símbolos, que tanto nos falam de nossa vida cristã. E acrescentamos os ramos de palmeira e oliveira, símbolos do Domingo de Ramos, para falar melhor da Semana Santa.
Rossana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é mega importante para nós.